Festejos em MT comemoram 150 anos do nascimento de Marechal Rondon


Eraldo de Freitas
Da SBCdoBrasil/MT

O patrono das Comunicações no Brasil, o maior estadista e grande desbravador das fronteiras nacionais, o marechal Cândido Mariano da Silva Rondon (nascido em Leverger em 1865 e falecido no Rio de Janeiro em 1958) foi homenageado nesta terça-feira (05/05) num Atos oficial do Governo do Estado em Mimoso (distrito de Santo Antônio de Leverger) município a 35 km de Cuiabá, onde o militar nasceu há exatos 150 anos. As comemorações desta terça-feira também dão início ao "Ano de Rondon".

Fazendo parte das festividades, às homenagens ao marechal incluíram na agenda a retomada das obras do Memorial Rondon (que foram iniciadas no ano 2000 e até hoje inacabadas pelo Poder Público); O anúncio da construção de uma quadra poliesportiva na Escola Estadual Santa Claudina (nome da mãe do marechal), a formatura de 200 militares do Exército Brasileiro (dos batalhões da Região Metropolitana de Cuiabá, do Araguaia e de Rondonópolis) e o lançamento de um selo comemorativo dos Correios (a ser usado na correspondência oficial do estado).

O evento contou com a presença do comandante do Exército Brasileiro, Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, o evento também serviu para que o governador Pedro Taques (PDT) anunciasse a regulamentação da lei aprovada na décadade de 90 que determinava o ensino de história e geografia locais nas escolas mato-grossenses.

No evento, o governador de Mato Grosso Pedro Taques (PSDB) assinou o decreto governamental Pró-Pantanal, que prevê o fortalecimento sócio-econômico da região onde Rondon nasceu. 

Roosevelt Rondon 

Dentre os festejos, também foram relembraos a Expedição Científica Roosevelt-Rondon, empreendida em território mato-grossense pelo marechal Rondon e pelo ex-presidente norte-americano Theodore Roosevelt entre 1913 e 1914. Estiveram presentes os herdeiros diretos da memória da expedição: Tweed Roosevelt, bisneto do ex-presidente norte-americano e atual presidente da Theodore Roosevelt Association, e o coronel Benjamin Rondon, bisneto do marechal Cândido Rondon.

 

Voltar para o topo

Painel



Pagina Inicial A Camara Processos Legislativos Legislação Transparência Ouvidoria Contato Fale Conosco Imprensa
  • Nosso Endereço

  • Av Santo Antonio,367,Centro
    Santo Antônio do Leverger -MT
    78180-000 - (65) 3341-1475
  • Horário de Funcionamento

  • De Segunda a Sexta
    Horário: 07:00h as 13:00h
  • Copyright ® - Todos os Direitos Reservados a
  • Camara Municipal de Santo Antônio do Leverger - MT 2019

SBC do Brasil